apotheus

APOTHEUS: Lançam um novo single e vídeo-clip, intitulado «Ergo Bellum» [streaming]

Com a chegada de «Ergo Atlas» no passado mês Outubro, os nacionais APOTHEUS dão agora vida “ao confronto tumultuoso entre a humanidade e uma força avassaladora”.

Os nacionais APOTHEUS lançaram o seu terceiro álbum, intitulado «Ergo Atlas», a 6 de Outubro através da independente sueca Black Lion Records. Agora, dando continuidade ao ciclo de promoção do disco, os músicos lançaram um vídeo-clip para «Ergo Bellum», já o quinto single daquele que é o sucessor do muito elogiado «The Far Star». À semelhança do álbum de 2019, o novo longa-duração foi produzido pela própria banda em colaboração com Jorge Lopes, que gravou, misturou e masterizou o disco nos Redboxstudios.

Milhões de anos após a missão «The Far Star», surge inteligência artificial com um plano engenhoso que coloca em risco a vida no Universo“, pode ler-se num comunicado de imprensa. “Neste segundo volume da saga iniciada no álbum e livro de 2019, inspirada na obra do escritor de ficção científica Issac Asimov, os Apotheus introduzem diferentes atmosferas e emoções nos nove capítulos do novo disco, numa montanha-russa de melodias, mensagens e intrigas que serão reveladas com a sequência da obra musical e literária.” Podes conferir o single «Ergo Bellum» no player em baixo.

Depois da estreia em 2008 com o EP «A Quest To Remain» e de editarem o álbum de estreia, intitulado «When Hope And Despair Collide», em 2013, os portugueses APOTHEUS viram todo o trabalho árduo desenvolvido até então recompensado com a assinatura de um muitíssimo almejado contrato de edição internacional com a Black Lion Records, que lançou o segundo longa-duração da banda oriunda de Paços de Ferreira em Outubro de 2019.

Na altura, a propósito da assinatura com o grupo luso de melodeath de tendências progressivas, Oliver Dahlback, director e A&R da Black Lion rasgou enormes elogios ao grupo, afirmando que “os Apotheus chamoram a atenção da editora depois da colaboração com os Nihility, que se tornou um sucesso quase de imediato.” Na opinião de Oliver, os APOTHEUS combinam na sua música elementos de “nomes suecos como os Scar Symmetry, Dark Tranquillity ou Tiamat, entregando bastantes elementos progressivos e um groove de deixar cair o queixo.

Podes conferir a capa e o alinhamento completo de «Ergo Atlas» em baixo. O disco está disponível através da loja virtual da Sound Pollution.

01. Shape And Geometry | 02. The Unification Project | 03. Firewall | 04. Cogito  | 05. Ergo Bellum | 06. March To Redemption | 07. Alphae’s Sons | 08. Re: union | 09. Re: genesis