ANTHRAX

ANTHRAX: Novo álbum a caminho, primeiro single chega antes do final de 2025

Depois de quase uma década de silêncio discográfico, os norte-americanos ANTHRAX preparam-se para lançar finalmente novo material ainda antes de 2025 terminar.

Parece que, desta vez, a espera está mesmo a findar— os ANTHRAX vão lançar música nova antes do término deste ano. A promessa foi feita pelo baterista Charlie Benante e pelo baixista Frank Bello, que confirmaram a conclusão do disco e o lançamento iminente de uma nova canção. Se tudo correr como planeado, a primeira amostra daquele que será o muito aguardado sucessor de «For All Kings» chega ainda este ano, sendo que o álbum já está finalizado e as misturas serão terminadas em breve.

Durante uma participação recente no podcast Talk Is Jericho, conduzido por Chris Jericho, o baterista Charlie Benante confirmou que os ANTHRAX vão lançar uma nova música no final deste ano. Segundo o músico, o objectivo é oferecer aos fãs um vislumbre do álbum que sucede a «For All Kings», lançado em 2016. “Vamos lançar uma música nova no final deste ano, para dar às pessoas um gostinho do que aí vem”, revelou Benante. “Acabei agora a capa do disco, e está do caraças… É mesmo psicadélica. Desenhei-a com um artista que é brutal.”

O artista em questão é Mark Stutzman, conhecido pelo trabalho conceptual na série documental Do Not Attempt de David Blaine, emitida pelo National Geographic. Benante explicou que descobriu o trabalho de Stutzman enquanto via a série, e decidiu contactá-lo: “É estranho como as coisas acontecem. Estava à procura de um artista, vejo esta série do David Blaine e vejo esta arte que era exactamente o que eu queria. Contactei-o, ele adorou a ideia e era fã da banda. Foi mesmo uma daquelas coincidências incríveis.”

As novidades não ficaram por aqui. Também este mês, o baixista Frank Bello deu mais detalhes sobre o novo álbum numa entrevista à SiriusXM, no programa Trunk Nation, de Eddie Trunk. “O disco está feito. Vai agora para mistura”, disse Bello. “Eu sei que demorou, e agradeço muito aos fãs pela paciência. Entre a COVID-19, os projectos paralelos e outras circunstâncias, todos tivemos vidas bastante movimentadas. Mas agora estamos completamente focados nos ANTHRAX.”

O novo álbum, ainda sem título anunciado, promete continuar a linha de evolução musical que a banda demonstrou nos seus dois últimos lançamentos. Segundo Bello, “para quem gostou dos últimos dois discos dos ANTHRAX— e foram muitos, obrigado por isso — acho que demos mais um passo em frente. E não estou a vender o peixe só por vender. Enquanto fã, estou muito orgulhoso do que fizemos desta vez — a nível de composição, de musicalidade. As linhas vocais do Joey [Belladonna]… Não estou a brincar quando digo que é das melhores prestações vocais dele num disco dos ANTHRAX.”

O baixista também admitiu que os temas serão desafiantes de tocar ao vivo, mas confessou estar ansioso por voltar aos palcos: “Vai ser desafiante, sem dúvida, mas quero mesmo voltar à estrada com isto.” E é precisamente isso que está nos planos para 2026. Segundo Bello, o próximo ano será 100% dedicado à promoção do novo álbum: “2026 está reservado para os ANTHRAX. Estamos completamente focados na banda, no disco, e em levá-lo ao maior número de pessoas possível. Pode haver um ou outro concerto dos projetos paralelos, mas só quando estivermos de folga — a prioridade são os ANTHRAX.”

O novo registo marca mais uma colaboração com o produtor Jay Ruston, que trabalhou anteriormente nos aclamados «Worship Music», de 2011 e «For All Kings», de 2016. Ambos foram considerados pontos altos na discografia da banda, com «For All Kings» a ser apontado por muitos como um dos melhores discos de sempre do grupo. Celebrando mais de quatro décadas de carreira, os ANTHRAX continuam a figurar entre os nomes mais influentes do thrash metal.

Fundados em 1981 por Scott Ian e Dan Lilker, os nova-iorquinos ANTHRAX foram uma das primeiras bandas do género a surgir na costa leste dos Estados Unidos e estabeleceram-se rapidamente como parte do chamado Big Four ao lado dos METALLICA, SLAYER e MEGADETH. Ao longo de cinco décadas, editaram onze álbuns de estúdio, foram nomeados seis vezes para os Grammy, conquistaram discos de ouro e platina e tocaram em milhares de palcos espalhados pelo mundo, incluindo momentos históricos como o concerto no Yankee Stadium com os restantes membros do Big Four.