Anthony Bourdain, famoso chef de cozinha, aclamado autor e apresentador de televisão, morreu hoje aos 61 anos. A CNN confirmou a morte de Bourdain, informando que a causa da morte foi suicídio. Eric Ripert, chef francês igualmente famoso e presença assídua nos programas No Reservations e Parts Unknown, encontrou o corpo do seu amigo num quarto de hotel em França, onde estavam a trabalhar num futuro episódio de Parts Unknown.
Bourdain explodiu aos olhos do público com o livro “Confidential: Adventures In The Culinary Underbelly” de 2000 e, desde então, tornou-se conhecido como o apresentador de televisão irónico, intrépido e sem papas na língua de programas como A Cook’s Tour (da Food Network), No Reservations (do Travel Channel) e Parts Unknown (da CNN).
Com a sua atitude ousada, iconoclasta e muito punk, Anthony Bourdain ganhou rapidamente reputação como o chef que tinha mais em comum com qualquer estrela de rock’n’roll que propriamente com muitos dos seus pares. Mantendo sempre uma ligação muito forte à música, Bourdain nunca se cansou de declarar de forma pública e freqüente a sua paixão pelo rock, pelo punk, pelo hardcore e pelo som pesado em geral, sendo que cozinhou com elementos dos Queens Of The Stone Age em Joshua Tree, comeu com Iggy Pop em Miami, escreveu sobre as suas aventuras no CBGBs durante os anos 70, entrevistou Harley Flanagan dos Cro-Mags e, mais recentemente, gravou um episódio de Parts Unknown com Serj Tankian, dos System Of A Down.
Aqui deste lado, vai deixar muitas saudades.