O imenso respeito de um guitarrista por outro guitarrista: “Era uma daquelas pessoas que, quando sobem ao palco, tornam-se donas de tudo”, explica ANGUS YOUNG.
Angus Young, o famoso guitarrista dos AC/DC, foi o convidado principal do programa ‘The Rock Show With Johnnie Walker’, da BBC, durante o segmento “Rock God”. Angus apontou Chuck Berry como sendo o seu “Deus do Rock”, dizendo sobre a sua escolha: “O Chuck Berry era provavelmente um dos melhores guitarristas do rock’n’roll. Combinou muitos elementos — combinou os blues, um pouco de jazz e também o seu próprio estilo único. Fundiu todos esses diferentes géneros musicais, mas juntou-os de uma forma que fez realmente sentido e que originou aquele estilo de rock’n’roll — tão puro e simples, mas tão eficaz“, acrescentou ainda o músico em jeito de remate.
Young revelou ainda: “Vi-o ao vivo uma vez quando era mais novo. Adorei a presença dele no palco e como se apresentou. Era uma daquelas pessoas que, quando sobem ao palco, tornam-se donas de tudo.” «Power Up», o mais recente álbum de estúdio dos AC/DC, foi editado em Novembro de 2020.
Recorde-se que os AC/DC entraram de rompante para a posição cimeira do top nacional de vendas com «Power Up». O muito aguardado 17.º álbum da lendária banda australiana foi editado a 13 de Novembro e, depois de uma semana de lançamento fulgurante, o quarteto assumiu o primeiro lugar nas tabelas de vendas em dezoito países. Além da liderança no top português, a lista de primeiros lugares inclui também a Billboard 200, correspondendo a mais de 117.000 cópias só na primeira semana.
«Power Up» marca também o sexto álbum dos AC/DC em primeiro lugar na Austrália, onde a banda é o único grupo local a ter um álbum em primeiro lugar em cinco décadas: «Back In Black» (1980), «Ballbreaker Live» (1990), «Black Ice» (2000), «Rock Or Bust» (2010) e, em 2020, «Power Up». Além disso, o disco afirmou-se como o lançamento que mais cópias vendeu em 2020 durante a primeira semana na Alemanha e no Reino Unido.
No dia 7 de Outubro de 2023, os AC/DC fizeram o seu primeiro concerto em sete anos no Power Trip Festival, em Indio, na Califórnia. Para este espectáculo, a formação da banda contou com os membros clássicos Brian Johnson na voz, Angus Young na guitarra e Cliff Williams no baixo ao lado de Stevie Young na guitarra e Matt Laug na bateria. É certo que os GUNS N’ ROSES e IRON MAIDEN já tinham deixado a fasquia elevada com as suas actuações na noite inaugural do evento, mas os AC/DC mostraram-se à altura do desafio e não mostraram sinais de cansaço.
O concerto arrancou logo com uma surpresa: «If You Want Blood (You’ve Got It)». Esta foi a primeira vez que os AC/DC começaram uma actuação com a canção de «Highway To Hell» e, a partir desse momento, o quarteto atirou-se com garra considerável a um alinhamento de 24 temas e apresentou clássicos atrás de clássicos, com a música seguinte a ser a antémica «Back In Black», seguida de outras favoritas dos fãs como «Thunderstruck», «Hells Bells», «You Shook Me All Night Long» ou «Highway To Hell».