A epidemia Covid-19 causou um grande impacto no circuito da música ao vivo. A constatação é óbvia, mas há pormenores que poderão escapar a alguns. Por exemplo, numa altura em que as vendas de discos são reduzidas e o retorno de direitos via streaming é praticamente nulo, é no merchandise e concertos que artistas encontram a sua fonte de financiamento. Como a esmagadora quantidade do merchandise se vende em concertos, cada data anulada é um duplo corte na fonte de rendimentos. Sempre que um artista se faz à estrada, há um investimento feito na preparação do concerto, por isso o bilhete para a actuação é sempre mais caro que para um festival, quando se analisa a relação preço/quantidade de bandas. Um exemplo de todo este método e sua fragilidade são as declarações feitas por Daniel Cavanagh, dos ANATHEMA, através do Facebook oficial da banda. O músico britânico começa por mostrar tristeza pelos acontecimentos e agradecer aos profissionais de saúde e, de seguida, refere-se à interrupção da digressão que celebrava o décimo aniversário de «We’re Here Because We’re Here», cancelada depois da actuação da banda em Lisboa.
No entanto, o mais grave, e pessoal, é perceber que a interrupção da tour deixou o grupo afundado em dívidas. O guitarrista revela que neste que, de momento, a banda “não tem dinheiro”, esclarecendo que deixaram de ter liquidez para pagar a “roadies, autocarro e custos de merchandise”. Para solucionar o problema, o músico pede aos fãs que se mantenham atentos durante o Verão, pois planeiam lançar canções inéditas, versões de temas do disco que seria celebrado na digressão e “tudo aquilo que consigamos pensar para nos ajudar a atravessar esta fase”. Daniel, que declara precisar de pagar a renda de casa, pede aos fãs para acederem à plataforma GoFundMe, para assim terem acesso a conteúdos exclusivos, bem como visitarem a webstore do grupo britânico para adquirirem material de merchandise relativo à digressão cancelada. O primeiro item a ser disponibilizado via GoFundMe será um remistura de «Summernight Horizon» a cargo de Vincent Cavanagh.