A nova formação dos ANALEPSY ficou completa há um par de semanas, quando o belga Léo Luyckx foi apresentado como membro oficial. O baterista, que também integra os BRUTAL SPHINCTER, faz agora parte de um lote de músicos que inclui Marco Martins, na guitarra, João Jacinto, no baixo e Calin Paraschiv, na voz e guitarra. De «Quiescence», o muito aguardado segundo longa-duração do grupo, surgiu primeiro o vídeo-clip para o tema «Locus Of Dawning», sucedido depois pelo lyric vídeo de «Spasmodic Dissonance». Este último conta com a presença de Ricky Myers, actualmente vocalista das lendas SUFFOCATION e fundador/baterista dos também norte-americanos DISGORGE. Agora, surge um drum playthrough para essa descarga, num vídeo (disponível em cima) onde se pode observar a habilidade de Léo Luyckx arás do kit. Em declarações à LOUD!, o músico revelou ter descoberto a banda nacional há cerca de “dois ou três anos, quando anunciaram estar à procura de um novo baterista”. Foi aí que Léo escutou a banda: “a música deles soou-me logo bastante bem e muito poderosa, sendo essa a razão que me levou a pedir para me reunir com a banda”.
A distância, dado estarem em diferentes países “nunca foi um problema, pois, na minha opinião, como músico, quem o pretende fazer como trabalho deve ser flexível, incluindo viajar ao estrangeiro”, diz o baterista. Quanto à razão da escolha desta faixa em particular, uma das dez incluídas no novo disco, para este vídeo de apresentação os predicados caem no facto de, segundo ele, ser uma canção “rápida e desafiante”, explica. “Neste momento estou numa fase em que tento constantemente puxar os meus limites, esta faixa é a escolha perfeita para trabalhar a minha técnica, perceber a minha estamina, entre outras coisas”, afirmou. De resto, o músico continua a estar “a tempo inteiro como baterista dos Brutal Sphincter”, trabalhando como músico de sessão de outros projectos.
Na altura da revelação da nova adição, o guitarrista Marco Martins revelou que os músicos decidiram “fazer tryouts para baterista, o que foi uma verdadeira aventura”, por isso “este procedimento demorou o seu tempo, mas no final revelou-se frutífero”. Foi assim que, segundo o timoneiro do grupo, “o Léo contactou a banda durante o período de tryouts, destacando-se de todos os outros”. A banda admite que procurava “alguém que vivesse em Portugal, mas no final optámos por fazer as coisas assim”, tendo “andado a trabalhar com ele já há algum tempo, mais concretamente desde o final de 2021”. O novo disco vai ter três editoras envolvidas, as nacionais Vomit Your Shirt e Miasma Records, responsáveis pelas edições em CD e cassete, bem como tudo o que envolve o comércio mundial da obra, e a polaca Agonia Records que se responsabilizará pela edição em vinil. O novo trabalho terá um primeiro lançamento a 15 de Abril, sucedendo-se a edição de vinil a 27 de Maio.