AMORPHIS

AMORPHIS: Revelam uma nova versão da clássica «Black Winter Day» [vídeo-clip]

O tema faz parte do álbum «Tales From The Thousand Lakes (Live At Tavastia)», que celebra três décadas daquele que é conhecido como o álbum histórico dos AMORPHIS.

O 30º aniversário do «Tales From The Thousand Lakes», também conhecido como o álbum histórico dos AMORPHIS, vai ser celebrado para a posterioridade com uma gravação ao vivo que, segundo se pode ler no comunicado de imprensa, “estabelece novos padrões em termos de brilho e intensidade“. Descrito como um “lançamento único“, «Tales From The Thousand Lakes (Live At Tavastia)» vai estar disponível em Blu-ray+CD e vinil.

Disponível a partir de 12 de Julho de 2024 via Reigning Phoenix Music (RPM), «Tales From The Thousand Lakes (Live At Tavastia)» foi gravado no icónico clube Tavastia, em Helsínquia, na Finlândia, e manifesta o dinamismo incomparável e a singularidade artística dos AMORPHIS. “Raramente o poder bruto e a profundidade emocional de uma prestação ao vivo foram capturados de forma tão autêntica“, afiançam eles. A prová-lo temos agora uma irrepreensível versão de «Black Winter Day», que já podes conferir no player em baixo.

Em 1994, a «Black Winter Day» era um pouco diferente quando comparada com os outros temas do «Tales From The Thousand Lakes»“, relembra Olli-Pekka “Oppu” Laine. “Sendo provavelmente a primeira música de death metal com compasso de valsa e um sintetizador Moog, destacou-se realmente naquela época. Três décadas depois, continua a ressoar com o público do metal em todo o mundo e desempenhou, sem dúvida, um papel crucial no saga dos AMORPHIS!“.

Recorde-se que, para anunciar a boa nova, a banda finlandesa já tinha disponibilizado um vídeo ao vivo de «Drowned Maid», que também faz parte do Blu-ray. “A «Drowned Maid» é um crossover clássico dos AMORPHIS dos anos 90“, declarou a banda num comunicado.

Olhando para trás, para a altura em que ostentávamos teclados e efeitos sonoros primitivos, o casamento do doom/death metal com a folk-prog até acaba, de alguma forma, por resolver o problema”, diz Olli-Pekka Laine. “Ao vivo, esta canção era uma das favoritas dos fãs naquela época e ainda é um prazer tocá-la até hoje!”.

«Halo», aquele que é, até ao momento, o mais recente álbum de estúdio dos AMORPHIS, foi lançado em Fevereiro de 2022 pela Atomic Fire Records. Já o décimo quarto álbum assinado pela banda de Helsínquia, foi produzido por Jens Bogren e revelou-se uma obra-prima pesada progressiva, melódica e melancólica. Em baixo, podes conferir a capa e o alinhamento de «Tales From The Thousand Lakes (Live At Tavastia)». Podes encontrar mais informação sobre as edições físicas neste link.

01. Thousand Lakes | 02. Into Hiding | 03. The Castaway | 04. First Doom | 05. Black Winter Day | 06. Drowned Maid | 07. In The Beginning | 08. Forgotten Sunrise | 09. To Father’s Cabin | 10. Magic And Mayhem | 11. Vulgar Necrolatry | 12. My Kantele