Com este novo tema e a sua incursão declarada no cinema, os AMORPHIS continuam a expandir o alcance da sua música sem perderem o vínculo profundo às raízes culturais que sempre definiram a sua identidade.
Os AMORPHIS partilharam «Crowned In Crimson», um novo single carregado de intensidade emocional que funciona como tema central do filme Son Of Revenge – The Story Of Kalevala, longa-metragem de fantasia histórica que estreia na Finlândia no dia 16 de Janeiro de 2026. A canção apresenta a banda num registo profundamente cinematográfico, reforçando a ligação quase orgânica entre a sua música e o universo mítico do Kalevala, fonte recorrente de inspiração ao longo da sua carreira.
Um dos elementos mais marcantes de «Crowned In Crimson» é a colaboração vocal entre Tomi Joutsen e a sua filha Iida, numa rara e simbólica interacção pai e filha que acrescenta uma camada de intimidade e humanidade à canção. Este diálogo vocal destaca-se num arranjo de grande fôlego, onde as dinâmicas amplas, as melodias envolventes e a atmosfera bem melancólica remetem directamente para a identidade sonora que os AMORPHIS consolidaram no muito bem-sucedido álbum de 2025, «Borderland».
A letra volta a ser assinada por Pekka Kainulainen, colaborador de longa data da banda, que dá voz à figura trágica de Kullervo com um peso emocional intenso e um sentido narrativo enraizado na tradição épica finlandesa. Ao longo de décadas, os AMORPHIS têm reinterpretado estes mitos ancestrais para uma audiência global, e «Crowned In Crimson» surge como mais um capítulo nessa missão, agora com ligação directa a uma adaptação cinematográfica.
“O realizador Antti Jokinen entrou em contacto connosco e falou-nos brevemente do seu ambicioso projecto cinematográfico. Organizámos uma reunião durante a qual pudemos ver material visual do filme e analisar o argumento. O Antti esperava que os AMORPHIS criassem o tema principal do filme — e foi um projecto que aceitámos imediatamente”, explica o guitarrista e principal compositor Esa Holopainen, detalhando o nascimento desta colaboração com o cineasta.
Jokinen, por seu lado, sublinha a afinidade natural entre a música dos AMORPHIS e o universo do filme: “A música dos AMORPHIS soa como força envolta em beleza — pesada o suficiente para abalar a paisagem, mas, ao mesmo tempo, poética. Eleva verdadeiramente o meu espírito para o mundo dos mitos do Kalevala e das suas personagens. Era exactamente isso que procurava quando pensava no tema principal para o meu filme. Fiquei muito satisfeito por aceitarem o meu convite.”
Com as suas vozes assombradas, melodias expansivas e uma atmosfera imediatamente reconhecível, este «Crowned In Crimson» afirma-se como uma adição relevante ao catálogo dos AMORPHIS, funcionando como peça autónoma ou como porta de entrada para o universo visual de Son Of Revenge – The Story Of Kalevala. O vídeo-clip do tema, realizado pelo próprio Antti Jokinen, acompanha esta abordagem cinematográfica e aprofunda ainda mais a ligação entre música e imagem.
O filme, realizado por Antti Jokinen e escrito em colaboração com Jorma Tommila, baseia-se na poesia épica do Kalevala e centra-se na figura de Kullervo, um anti-herói trágico marcado pela vingança, pela dor e por forças sobrenaturais. Com Elias Salonen no papel principal, a narrativa decorre na Carélia do Norte do Séc. XII e foi maioritariamente filmada em Nurmes, prometendo uma recriação visual ambiciosa desse universo mítico.
Já «Borderland», o mais recente álbum dos AMORPHIS, foi editado em Setembro pela Reigning Phoenix Music e sucedeu a «Halo», de 2022. Gravado no final de 2024 e início de 2025 nos Hansen Studios, em Ribe, na Dinamarca, com produção de Jacob Hansen, o disco reforçou o estatuto da banda como uma das forças mais consistentes e respeitadas do metal europeu contemporâneo.











