Os metaleiros progressivos finlandeses AMORPHIS entraram nos estúdios do Sonic Pump em Helsínquia para começarem a gravar seu décimo quarto álbum de estúdio. A notícia foi avançada pela própria banda, através de uma publicação na sua página oficial na rede social Instagram, que pode ser conferida em baixo. A edição do sucessor de «Queen Of Time» está prevista para o final deste ano via Nuclear Blast. No início do mês, a banda lançou um lyric vídeo, disponível em cima, para o tema «Brother And Sister». A canção, originalmente incluída como faixa bónus no mais recente álbum da banda foi agora editada em single, com tiragem limitada a 666 cópias em vinil, incluíndo o tema «As Mountains Crumble» no lado B.
“Aqui temos duas óptimas canções das sessões de gravação do «Queen Of Time» em vinil, o que é óptimo“, comenta o teclista Santeri Kallio. “De um lado temos a atmosférica «Brother And Sister» e, do outro, a majestosa e progressiva «As Mountains Crumble». Ambas eram boas candidatas ao alinhamento final do álbum «Queen Of Time», no entanto acabaram por ficar de lado na corrida final e foram usadas como faixas bónus para dar um toque especial a algumas edições do álbum. Com este lançamento é óptimo ver essas músicas a receberem a atenção que merecem.”
«Queen Of Time», o 14º registo de longa-duração dos expoentes máximos do metal melancólico finlandês, sucedeu a «Under The Red Cloud», de 2015, e foi mais uma vez mais produzido por Jens Bogren, nome famoso pela sua associação a nomes como OPETH, AMON MARTH ou KREATOR, entre muitos outros. Neste disco, que é também o primeiro a contar o novo/antigo baixista da banda, Olli-Pekka “Oppu” Laine, que regressou após a saída de Niclas Etelävuori em 2017, consta que Bogren não teve qualquer receio de “empurrar a banda até aos seus limites“.