SMITH

ADRIAN SMITH, dos IRON MAIDEN, perde casa em Malibu devido aos incêndios em Los Angeles

ADRIAN SMITH, o guitarrista dos IRON MAIDEN, está entre as dezenas de milhares de pessoas afectadas pelos incêndios florestais que estão a destruir Los Angeles.

Os devastadores incêndios que continuam a assolar a região de Los Angeles, nos Estados Unidos, fizeram mais uma vítima no meio musical. Adrian Smith, guitarrista dos IRON MAIDEN, viu a sua casa em Malibu ser consumida pelas chamas. A notícia foi confirmada numa publicação da sua esposa, Natalie Dufresne-Smith, que garantiu que o casal está a salvo, apesar da perda material.

Estamos seguros. Temo-nos um ao outro. Vamos começar de novo. Obrigada pelo vosso apoio nesta altura difícil“, escreveu a Sra. Dufresne-Smith na sua conta pessoal no Instagram. A publicação surge dias após a partilha de imagens do avanço do fogo em direcção à propriedade do casal, localizada a norte de Pacific Palisades. Até este momento, os incêndios já destruíram cerca de 12.000 propriedades e devastaram uma área total de cerca de 16.000 hectares.

Numa publicação anterior, a esposa de Adrian Smith relatou o momento crítico em que o casal decidiu abandonar a sua casa. “Estamos seguros, o nosso vizinho partiu finalmente e está seguro também… Mas o bairro? O fumo está definitivamente a vir na nossa direção. Agora temos de ir. Espalhou-se aqui durante os últimos segundos. Está na hora de partir.” A urgência patente nesta publicação reflecte a imprevisibilidade e a violência com que as chamas têm avançado, agravadas pelas condições meteorológicas desfavoráveis.

Os incêndios provocaram pelo menos 16 mortes e deixaram dezenas de milhares de pessoas desalojadas. Entre os afectados estão também outras figuras do mundo da música; entre elas, Larry “Ler” LaLonde, o guitarrista dos PRIMUS, ex-POSSESSED, que também perdeu a sua casa. Além disso, músicos como Chris Shiflett (dos FOO FIGHTERS), Brad Wilk (dos RAGE AGAINST THE MACHINE), Scott Ian (dos ANTHRAX) e Billy Corgan (dos SMASHING PUMPKINS) foram forçados a abandonar as suas propriedades.

Face à dimensão desta tragédia, a MusiCares, instituição que apoia profissionais da indústria musical em emergências, anunciou que vai disponibilizar um milhão de dólares para ajudar os músicos afectados por esta catástrofe. Este apoio inclui 1.500 dólares em assistência financeira imediata e 500 dólares em vales de alimentação para quem comprovar pelo menos três anos de serviço na indústria musical.

A MusiCares pode ajudar com necessidades de emergência a curto prazo para os desalojados e, mais tarde, com serviços a longo prazo, à medida que avaliamos a extensão total do impacto na comunidade musical”, diz Laura Segur, directora da organização, num comunicado. Os incêndios na Califórnia continuam a ser combatidos por milhares de bombeiros, enquanto as autoridades apelam à solidariedade e à prudência da população nas áreas em risco.