Numa notícia que nunca na vida esperávamos escrever, damos conta de um YouTuber e monge budista que fez uma versão meditativa de «Thunderstruck», o hino roqueiro dos AC/DC de 1990. Tentar descrever o resultado jamais faria justiça à natureza bizarra do que temos agora oportunidade de ver, portanto vamos directos ao assunto… No player em cima vais poder ver um dos vídeos mais desconcertantes, confusos e, simultaneamente, agradáveis actualmente disponíveis na internet. Resta dizer que Kazutaka Yamada é músico e monge praticante, que segue um caminho não convencional para encontrar a iluminação.
Yamada já tem uma série destas “covers” de temas clássicos do rock no seu repertório — a de «Enter Sandman», o clássico dos METALLICA, que podes ver aqui, também está bastante interessante –, mas esta pode bem ser sua maior glória. O vídeo começa com o músico, totalmente focado, a meditar sobre o riff de abertura da canção, antes de se “atirar” às lamentosas linhas vocais de Brian Johnson, enquanto alterna entre um tambor de madeira e os seus gongos. Depois da música terminar, envolve-se em três minutos inteiros de meditação. O resultado é, simplesmente, transcendental.
Kazutaka Yamada, mais conhecido nas redes como Kossan, manteve-se bastante ocupado durante o ano passado, tendo divulgado versões de canções como «We Will Rock You», dos QUEEN, «Yellow Submarine» dos THE BEATLES, ou «Lobotomy» dos RAMONES. Kazutaka parece residir em Tóquio, embora tenha vivido anteriormente em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Em 2007, entrevistado pelo The New York Times, o youtuber descreveu a “grande maçã” como “um lugar muito rápido, barulhento e louco. Acho que, às vezes, as pessoas precisam de se acalmar. Acredito que o meu canto funciona para isso”.