AC/DC

AC/DC: «Back In Black» é agora o 3.º álbum mais vendido na história dos Estados Unidos

Entre 1980 e 2024, o icónico álbum dos AC/DC já vendeu mais de 27 milhões de cópias só nos Estados Unidos.

No passado dia 21 de Agosto de 2024, o álbum de 1980 dos AC/DC, «Back In Black», foi certificado pela Recording Industry Association Of America (RIAA) por 27 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos e, actualmente, ocupa o terceiro lugar da lista de álbuns mais certificados da história do país, ficando só atrás da compilação «Their Greatest Hits (1971-1975)», dos EAGLES, que vendeu 38 milhões de unidades, e do «Thriller», de Michael Jackson, que foi certificado 34 vezes platina. O «Back In Black» recebeu a sua primeira certificação platina logo em Outubro de 1980 e já tinha sido certificado 25 vezes platina no final de 2019, passando a ser o quarto álbum mais vendido de todos os tempos.

Os AC/DC lançaram o «Back In Black» nos Estados Unidos a 25 de Julho de 1980, seguido da edição do álbum no Reino Unido a 31 de Julho. Este foi o primeiro álbum da banda sem o vocalista Bon Scott, que falecera alguns meses antes, após desmaiar e asfixiar com o próprio vómito, depois de uma longa noite de bebedeira.

Os AC/DC decidiram rapidamente continuar em frente e contrataram Brian Johnson, dos GEORDIE, para assumir o lugar do icónico Scott, e os músicos viajaram para as Bahamas, onde estiveram cerca de seis meses a gravar o álbum. Se, por um lado, os músicos já tinham feito progressos significativos antes da morte do seu vocalista, por outro ninguém sabia como o «Back In Black» seria recebido.

Eu derreti o meu cérebro lá dentro, e não sabia se o que estávamos a fazer era bom ou mau“, disse Brian Johnson à The Pulse of Radio, explicando que não tinha ideia do quão bem-sucedido o «Back In Black» seria. “De qualquer forma, foi a primeira vez que estive nas Bahamas, ou perto da América… e temos de nos lembrar que estava fascinado com a cultura e tudo mais, e não fazia ideia do que estava a fazer! E foi sorte, na verdade — tive um pouco de sorte, penso eu.”

O alinhamento de «Back In Black» inclui os singles «You Shook Me All Night Long», que alcançou o 35.º lugar na Billboard Hot 100, e «Back In Black», que alcançou o 37.º lugar da tabela. No entanto, apesar do imenso sucesso, o álbum nunca chegou mais alto que o 4.º lugar nas tabelas de vendas. O próximo disco dos AC/DC, «For Those About To Rock», atingiu o 1.º lugar.