Os lendários AC/DC vão protagonizar a sua primeira actuação ao vivo em sete anos já este fim de semana, no muito badalado POWER TRIP FESTIVAL, que decorre na Califórnia.
Os AC/DC estão prontos para retornar finalmente aos palcos após um hiato de quase uma década. É já hoje, Sábado, 7 de Outubro, que a lendária banda australiana actua no Power Trip Festival, que decorre em Indio, na Califórnia. No entanto, os músicos liderados por Angus Young não se vão ficar por aí e lançaram um novo projecto para comemorar este muito ansiado regresso à actividade.
“Depois de sete anos de silêncio, os AC/DC vão celebrar o seu triunfante regresso aos palcos no Power Trip Festival”, pode ler-se num comunicado divulgado através do site oficial dos AC/DC. “Em simultâneo com a sua tão aguardada aparição no festival, a banda vai lançar o seu próprio bar, o AC/DC High Voltage Dive, que fica a apenas dez minutos do evento. Esta será a melhor forma de estares com outros fãs dos AC/DC durante este fim de semana e conferir acessórios icónicos do e produtos exclusivos.”
No início de Setembro, os AC/DC anunciaram ter recrutado o baixista Cliff Williams e o baterista Matt Laug para a actuação anunciada no Power Trip Festival. No comunicado que divulgaram na altura, os músicos não ofereceram explicação para a ausência do baterista de longa data Phil Rudd, que regressou à banda para a gravação do seu mais recente álbum.
Matt Laug, de 55 anos, é um baterista norte-americano que tocou com diversas bandas e artistas, entre os quais se contam Alanis Morissette, Alice Cooper, Slash e Vasco Rossi. Depois de formar-se na South Florence High School em 1986, o músico mudou-se para Los Angeles e transformou-se num baterista de estúdio muito procurado.
Recorde-se que os AC/DC entraram de rompante para a posição cimeira do top nacional de vendas com «Power Up». O muito aguardado 17.º álbum da lendária banda australiana foi editado a 13 de Novembro e, depois de uma semana de lançamento fulgurante, o quarteto assumiu o primeiro lugar nas tabelas de vendas em dezoito países. Além da liderança no top português, a lista de primeiros lugares inclui também a Billboard 200, correspondendo a mais de 117.000 cópias só na primeira semana.
«Power Up» marcou também o sexto álbum dos AC/DC em primeiro lugar na Austrália, onde a banda é o único grupo local a ter um álbum em primeiro lugar em cinco décadas: «Back In Black» (1980), «Ballbreaker Live» (1990), «Black Ice» (2000), «Rock Or Bust» (2010) e, em 2020, «Power Up». Além disso, o disco afirmou-se como o lançamento que mais cópias vendeu durante a primeira semana na Alemanha e foi o álbum mais vendido no Reino Unido em 2020.
Com produção a cargo da Goldenvoice, o festival Power Trip acontecerá de sexta-feira, dia 6 de Outubro, a Domingo, 8 de Outubro, no Empire Polo Club, em Indio, na Califórnia, com os GUNS N’ ROSES e IRON MAIDEN a tocarem na sexta-feira, os AC/DC e JUDAS PRIEST no Sábado e os METALLICA e TOOL no Domingo. O festival de nome semelhante Desert Trip, que decorreu em 2016 e contou com actuações dos THE ROLLING STONES, Bob Dylan, Paul McCartney, Neil Young, Roger Waters e THE WHO, foi o festival de música mais lucrativo de toda a história dos eventos de rock norte-americanos, tendo arrecadado 160 milhões de dólares.