É uma sobra de «Vault Of Horrors», o mais recente álbum dos belgas ABORTED, mas com esta potência toda, nem se percebe bem como ficou fora do alinhamento.
Os ABORTED regressaram recentemente às edições com um novo álbum de estúdio, intitulado «Vault Of Horrors», que inclui colaborações com alguns dos vocalistas mais brutais da actualidade. Em vésperas de se fazerem à estrada, e dando continuidade ao ciclo de promoção do disco, a banda lançou um novo single e vídeo-clip, com a escolha a recair na sugestiva «The Pain, Will Be Exquisite», que já pode ser ouvida e vista no player em baixo.
A faixa, que não chegou a integrar o alinhamento final do mais recente álbum da banda como single independente. Gravado durante as mesmas sessões do disco, o tema mantém a identidade sonora feroz do grupo, combinando elementos de diferentes subgéneros do metal extremo. Entre as mudanças de tempo imprevisíveis e um groove avassalador, a composição revela-se tão implacável como os temas que acabaram por figurar no álbum.
Este tema surge na sequência do álbum e dos singles de avanço, «Death Cult», com Alex Erian, dos DESPISED ICON, e «Dreadbringer», com Ben Duerr dos SHADOW OF INTENT, mas estes não são, de todo, os únicos vocalistas convidados a figurar na novidade «Vault Of Horrors». “Como de costume, todos os vocalistas convidados foram todos escolhidos entre os nossos amigos, pessoas que conhecemos há anos ou que conhecemos nos últimos anos, com quem fizemos digressões ou com quem temos uma ligação“, explica Sven de Caluwé, berrador e timoneiro dos ABORTED.
“Poder colaborar com todos estes grandes artistas foi um enorme privilégio e tornou o processo ainda mais emocionante, porque cada um deles acabou por trazer a sua própria personalidade à mistura. Como tal, o entusiasmo de todos os envolvidos transparece definitivamente no produto final e vem acrescentar também mais uma camada de profundidade à experiência auditiva do álbum.“
Pela primeira vez desde «Retrogore», de 2016, os ABORTED optaram por fazer uma produção completa e juntaram-se a Dave Otero, que acabou por trazer para o álbum outras dinâmicas também. “Desta vez o processo foi diferente porque passámos seis semanas a trabalhar com o Dave”, diz Sven. “Primeiro, fizemos toda a pré-produção com ele e, claro, acabou por estar muito envolvido em todas as etapas do processo. No passado, tínhamos pessoas que estavam menos envolvidas ou que gravavam a bateria e as vozes enquanto os guitarristas faziam as coisas deles. Fazer o «Chamber Of Horrors» foi uma óptima experiência.”
“O Dave tem uma visão e é simplesmente fantástico trabalhar com ele“, conclui o vocalista dos ABORTED. “Acho que nunca passei tanto tempo a trabalhar nas linhas vocais como neste álbum. O Dave Otero é fã da música, já conhecia bem a banda e quis realmente revisitar o que faz os Aborted serem os ‘Aborted’. Além disso, fica super entusiasmado a trabalhar e isso cria uma energia contagiante e uma atmosfera realmente motivadora. Honestamente, foi a melhor experiência de estúdio que já tive e o resultado fala por si.”
Podes conferir a capa. o alinhamento e a lista completa de convidados de «Vault Of Horrors» em baixo. O disco foi lançado a 15 de Março, e já está disponível para encomenda através da Impericon.
01. Dreadbringer (com Ben Duerr dos Shadow Of Intent) | 02. Condemned To Rot (com Francesco Paoli dos Fleshgod Apocalypse) | 03. Brotherhood Of Sleep (com Johnny Ciardullo dos AngelMaker) | 04.
Death Cult (com Alex Erian dos Despised Icon) | 05. Hellbound (com Matt McGachy dos Cryptopsy) | 06. Insect Politics (com Jason Evans dos Ingested) | 07. The Golgothan (com Hal Microutsicos dos Engulf) | 08. The Shape Of Hate (com Oliver Rae Aleron dos Archspire) | 09. Naturom Demonto (com David Simonich III dos Signs Of The Swarm) | 10. Malevolent Haze (com Ricky Hoover dos Ov Sulfur)