Os titãs noruegueses do black metal ABBATH, que basicamente são o projecto solo do ex-vocalista dos IMMORTAL, Olve “Abbath” Eikemo, entraram recentemente em estúdio para começar a gravar o seu terceiro álbum completo. As sessões de gravação estão a decorrer no Dub Studio, em Kristiansand, na Noruega, com o produtor Endre Kirkesola. O LP será lançado ainda este ano pela Season Of Mist. Segundo comunicado de imprensa, o novo álbum mostra “um amadurecimento no som, resultando numa oferta mais compacta e completa“. Na galeria em cima já podes ver as primeiras imagens divulgadas das sessões de gravação.
As actuais sessões de estúdio dos ABBATH ocorrem mais de um ano depois de Abbath divulgar um comunicado em que dizia que estava a lutar contra o vício e em que se prometia a fazer um programa de reabilitação que o ajudaria a “ficar limpo de uma vez por todas“. A decisão de entrar em reabilitação por parte do músico norueguês aconteceu algumas semanas depois de ter feito fez um desastroso espectáculo de duas músicas em Buenos Aires, Argentina, que resultou nos fãs a pedirem o reembolso do valor dos ingressos. Na altura, o grupo estava em digressão pela América do Sul a divulgar o seu segundo álbum, «Outstrider», que foi lançado em Julho de 2019 também pela Season Of Mist.
«Outstrider» marcou o segundo lançamento de ABBATH desde a saída do frontman dos IMMORTAL. A batalha legal altamente divulgada em 2014 sobre os direitos do nome da famosa banda norueguesa opôs Abbath ao co-fundador, guitarrista e cunhado do músico, Harald “Demonaz” Nævdal, e ao baterista Reidar “Horgh” Horghagen, com Abbath a alegar que a dupla tinha abandonado a banda depois de ter tirado o seu equipamento do espaço de ensaio que partilhavam. Os sistemas judiciais noruegueses determinaram o contrário e atribuíram o nome IMMORTAL a Demonaz.