Foi finalmente lançada esta semana a tão esperada Epiphone Slash Collection. A colecção foi inicialmente anunciada em Janeiro pelo próprio SLASH e já na semana passada a marca tinha confirmado a chegada de um punhado de Les Pauls com os mesmos acabamentos que os seus homólogos Gibson, e um par de guitarras acústicas J-45. Entrando no topo de gama da linha Epiphone, os modelos da colecção Slash têm, segundo explica a ARTE SONORA, algumas especificações muito valorizadas. Os J-45 têm uma construção totalmente sólida com corpo em mogno e tampo em sitka spruce, enquanto as Les Pauls têm um corpo sólido de mogno com tampo AAA flame maple, a acrescentar algum luxo sob os acabamentos brilhantes transparentes, e braços em mogno esculpidos num confortável perfil “C”. Disponíveis em Anaconda Burst, Appetite Burst, Vermillion Burst, November Burst e num acabamento ‘Victoria’ Gold Top, estas Epiphone Les Paul parecem bastante apelativas. Todas estão equipadas com um par de pickups Epiphone Custom ProBucker, com o habitual circuito de controlos que compreende o switch de três vias e os pots de volume e tone.
Depois dos teasers de Slash (em Janeiro de 2021) e da própria Gibson, chega então oficialmente a Epiphone Slash Collection, que transporta os modelos Les Paul e os acústicos J-45, com a maioria das suas especificações, para uma gama de preço mais acessível a todos os fãs do guitarrista dos GUNS N’ ROSES. Como se pode observar em algumas das suas outras Les Pauls de gama superior, a Epiphone tem usado componentes de qualidade, como os potenciómetros CTS com condensadores Orange Drop, que asseguram a eficácia do controlo de som, e os “férreos” Epiphone Strap Locks. Quanto aos fundamentos, estes estão à altura das Gibson Slash Les Paul Standard, com uma escala de 24,75″, raio de 12″, 22 trastes e uma correia grossa de couro, aconselhável para sessões longas. À imagem do que fez com os seus modelos dos anos 50, a Epiphone utilizou a técnica de maior profundidade na junção do braço com o corpo, como um aceno aos instrumentos vintage.
Esteticamente, a única grande diferença entre estes modelos e os Gibson são a cabeça e a madeira da escala, louro indiano nestes modelos, em vez de rosewood. De resto, até as incrustações trapezoidais, o binding e, o melhor de tudo, o hardware e controlos são semelhantes. A assinatura ‘Skully’ de Slash pode ser encontrada na parte de trás da cabeça e a sua assinatura ‘normal’ está na tampa do truss-rod. Tal como as Epiphone 50s Les Paul Standard, as Epiphone Slash Les Pauls estão equipadas com ponte e tailpiece LockTone, pestana Graph Tech e afinadores Epiphone Vintage Deluxe 18:1. Nas acústicas, entretanto, temos duas versões financeiramente acessíveis do icónico design dreadnought da Gibson. Disponível em Vermillion Burst ou November Burst, a acústica Epiphone Slash J-45 oferece um toque moderno, com escalas em louro indiano de 16″ e um braço de mogno com o personalizado perfil “C” de Slash. Ambas as guitarras estão equipadas com um pickup e pré-amp LR Baggs VTC, cujos controlos de volume e tone surgem numa discreta disposição na boca da guitarra. A pestana é Graph Tech TUSQ e os afinadores são Grover Rotomatics. A Epiphone Slash Collection já está disponível no mercado. Todos os modelos estão acompanhados com estojo rígido. Mais detalhes na Epiphone.