A icónica rede de lojas de música TOWER RECORDS, que fechou as portas há quase catorze anos, está de regresso à actividade com um novo serviço online — bem a tempo de capitalizar o enorme crescimento que as vendas online e de disco de vinil têm sofrido nos últimos tempos. A nova TOWER RECORDS já tem muita música à venda, incluindo vinil, cassetes e CDs. A plataforma, a que podes aceder aqui, também uma seçcão de merchandising extensa e uma versão digital da revista Pulse!. A divulgação deste novo projecto estava originalmente programada para a edição de 2020 do South by Southwest, em Austin, no Texas, mas a companhia decidiu adiar a grande revelação quando a pandemia do coronavírus causou o cancelamento do evento.
Alegadamente, a TOWER RECORDS tinha planeado que o anúncio coincidisse com várias lojas pop-up espalhadas pelos Estados Unidos, uma ideia que também foi colocada em espera devido à COVID-19, mas que se espera seja lançada quando a vida voltar ao normal. Há dois anos, o fundador da TOWER RECORDS, Russ Solomon, faleceu aos 92 anos. O novo CEO da empresa, Danny Zeijdel, assumiu o seu lugar e acredita que Solomon ficaria emocionado ao ver a loja ressurgir online. “A notícia foi recebida com tremendo sucesso e feedback”, diz Zeijdel num comunicado. “As pessoas ficam tão felizes que até tiram fotos para postar no Instagram quando recebem um pedido da Tower Records.”
A TOWER RECORDS foi fundada em Sacramento, na Califórnia, em 1960. Devido ao seu enorme catálogo de títulos disponíveis, uma equipa bem informada e clientes famosos como PRINCE ou ELTON JOHN, a loja cresceu de uma forma muito rápida e, eventualmente, tornou-se grande o suficiente para se expandir como retalhista internacional. Infelizmente, em 2006, a empresa foi forçada a abrir falência e a pedir liquidação devido a uma drástica redução nas vendas de suportes físicos. A incrível história da TOWER RECORDS foi contada no excelente documentário “All Things Must Pass: The Rise and Fall of Tower Records”, de 2015.