A BANDA DA SEMANA DO PAULO ANDRÉ: ANNIMAL MACHINE

Devo dizer, em jeito de análise após o primeiro mês e pouco de vida desta rubrica, que me sinto um pouco surpreendido. É certo que a qualidade das bandas que têm passado por aqui é algo particularmente subjectivo – como aliás em tudo o que diz respeito à música – mas a verdade é que inicialmente pensei que ia ser complicado seleccionar todas as semanas uma banda que considerasse plenamente digna de escolha para este espaço. Afinal a dificuldade está no excesso e não no defeito, pois a “listinha” só tem tendência a crescer. E ainda bem, pois se é certo que quantidade não significa qualidade, é também um facto que as pérolas continuam a aparecer com uma regularidadeapreciável. Good times.

Na semana passada voltámos aos Estados Unidos depois de passagens pela Oceania e pela Europa e hoje descemos um pouco no mapa para visitar mais um continente. Largamos temporariamente a castanhada e pedindo emprestado uma expressão habitualmente usada nos ensaios de uma conhecida banda aqui dos meus lados, vamos “baixar o beat”. São de Ciudad Guzmán, no México, chamam-se Annimal Machine – sim, dois énes – e os pontos que perdem por às tantas roubarem descaradamente o riff inicial da «Green Machine», recuperam-nos por serem mexicanos, terem um baterista que dá pelo nome de Fat Bastard e, enfim, por terem um groove do tamanho do mundo.

Segundo reza a história, os dois fundadores da banda, Carlos e Gabo, ouviam The Vines, Wolfmother ou Nirvana e às tantas conhecem o Pablo Sandoval que trás com ele as benditas influências de Sleep, Black Sabbath, Melvins e, inevitavelmente, Kyuss. O instrumental soa bastante derivativo destes últimos, como de resto acontece com uma elevada percentagem das bandas nesta onda, mas a voz de Gabo Cortés traz um valor acrescentado que já é mais raro de encontrar e que diferencia estes Annimal Machine de uma boa parte de projectos semelhantes.

E porque já estou me estou a alongar demais, sugiro é que se ponham à vontade, acendam aquele e escutem estas três malhas durante os próximos vinte e poucos minutos das vossas vidas.

Bandcamp (name your price)
Facebook

Outras coisas, por aqui, esta semana:

• «Winter Journal», Paul Auster
• «Beyond The Lighted Stage», documentário sobre os Rush
• «The Newsroom», (TV)
• Vorum, «Poisoned Void»
• Besta, «Herege»
• KEN mode, «Entrench»

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.