Alguém aí falou em ‘old school’? Aproveitando o 38.º aniversário do EP de estreia dos SEPULTURA, recordamos este vídeo delicioso que em Igor, Max e Jairo T. a tocarem a brutal «Antichrist».
Os mais distraídos podem nem ter dado por isso, mas, durante a pandemia, o lendário baterista IGOR “IGGOR” CAVALERA, famoso por ser um dos elementos fundadores dos SEPULTURA, fazendo hoje parte dos CAVALERA CONSPIRACY, PETBRICK e MIXHELL, entre outros projectos, lançou nova série de vídeos no seu canal oficial do YouTube.
Em Beneath The Drums, o baterista brasileiro explicou todas as suas batidas de alguns dos temas mais icónicos que gravou a longo da sua carreira e, não se limitando apenas a contar a fundo a história de cada faixa, ofereceu também vídeos playthrough para cada canção. Hoje, dia 1 de Dezembro, o icónico «Bestial Devastaion», EP de estreia dos SEPULTURA, celebra 38 anos de existência, por isso decidimos recuperar o episódio 6 desta série.
No vídeo disponível em baixo, IGOR CAVALERA juntou-se virtualmente a outros dois ex-membros dos SEPULTURA — o guitarrista e vocalista Max Cavalera e o guitarra solo Jairo Guedz — para gravar uma nova versão da clássica «Antichrist», que apareceu originalmente no EP de 1985 «Bestial Devastation».
Sobre a «Antichrist», Igor diz que esta foi “provavelmente uma das primeiras faixas em que escrevi algo na bateria. E, pelo que me lembro, nós escrevemos, eu e Max, no nosso quarto. E fomos muito influenciados por muitas bandas, muito ‘legais’ em 1984, 85. Essas bandas eram os VENOM [e os] HELLHAMMER, e depois algumas bandas alemãs, como os KREATOR e os DESTRUCTION. Portanto, a «Antichrist», foi uma daquelas músicas em que tínhamos uma ideia do que queríamos fazer — algo muito influenciado pelo black e death metal.“
“Em 1984, a minha bateria não era realmente uma bateria; eram apenas algumas peças de percussão que os meus pais me deram”, continua a explicar o baterista. “Eu só tinha uma caixa e um timbalão de chão e, naquela altura, fazia os ensaios sem bombo, por isso eu só tocava com as mãos, fazia todas as batidas com a caixa e o timbalão, e com um crash, que estava preso a uma vassoura com um prego.
Era muito primitivo. Lembro-me que, quando entrámos no estúdio para gravar o «Bestial Devastation», tive de adaptar algumas dessas batidas para uma bateria mesmo a sério, com bumbo, com mais timbalões e tudo o mais. A «Antichrist» é uma daquelas faixas em que ainda mantive um pouco da maneira mais primitiva de tocar, o que eu estava a fazer é quase como uma versão pré-blast-beat.”
Os SEPULTURA foram criados em 1984, na cidade de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Jairo T. juntou-se aos irmãos Cavalera no ano seguinte e tocou nos dois primeiros lançamentos da banda, o EP «Bestial Devastation» e o álbum de estreia «Morbid Visions», de 1986.