London Breed, o mayor da cidade de São Francisco, declarou 16 de Dezembro como o “Dia dos Metallica” na cidade californiana adoptada pela banda, durante uma cerimónia no Chase Center, onde os músicos actuam hoje. A declaração foi, obviamente, reconhecida pelo governador da Califórnia, Gavin Newsom, que emitiu então uma proclamação oficial reconhecendo o impacto cultural e o imenso sucesso dos METALLICA ao longo dos anos. O baterista e membro fundador da banda, Lars Ulrich, e o baixista Robert Trujillo estiveram presentes para aceitar a proclamação, com Ulrich a dizer o seguinte: “Não começámos em São Francisco. Começámos no sul da Califórnia. E viemos para São Francisco, pela primeira vez, em 1982, Setembro, e tocámos no Stone e, posteriormente, no Old Waldorf algumas vezes. (…) Tínhamos feito seis, nove meses em Los Angeles, e não pertencíamos lá. A razão pela qual todos queríamos estar numa banda era encaixarmos em algo maior do que nós mesmos, e não encaixávamos em nada em Los Angeles, na Sunset Strip, em Hollywood — nada disso. (…) Quando viemos para aqui em Setembro de 1982 e começámos a tocar, fizemos quatro concertos naquele Outono – como disse, no The Stone, no Old Waldorf e no Mabuhay Gardens — fomos abraçados, acolhidos e sentimo-nos muito bem-vindos e amados.”
Durante o discurso de agradecimento, Ulrich falou também no imenso senso de comunidade que encontraram na cena musical, referindo a herança da cultura local, os poetas Beat e o movimento hippie. “Sentimos finalmente que pertencíamos a um lugar“, reiterou o baterista. “Já se passaram 39 anos a sentir que pertencemos, não apenas ao lugar geográfico — São Francisco, Bay Area, norte da Califórnia, como vocês lhe quiserem chamar –, mas também a um estado de espírito. Nós pertencemos ao que São Francisco representa. Temos muito orgulho de gritar de todos os telhados, em cada entrevista colectiva, em cada microfone que é colocado nas nossas caras durante a maior parte de 40 anos, o quanto São Francisco nos deu uma identidade e um sentimento de pertença.” Recorde-se que, no início do Verão, os METALLICA anunciaram todos os detalhes da sua grande celebração de 40 anos e, através de um convite à sua “família mundial“, percebemos que iam assinalar este importante marco na sua carreira com dois concertos exclusivos, e com dois alinhamentos diferentes, a acontecer no Chase Center, em São Francisco, a cidade base do grupo, nos dias 17 e 19 de Dezembro.
Na altura, os ingressos foram disponibilizados apenas para membros registrados do clube de fãs Fifth Member, mas posteriormente a The Coda Collection anunciou que ia apresentar um evento de streaming global (e também exclusivo), intitulado “40 Years Of Metallica”, composto pelas duas noites. Desenvolvido pelos parceiros de streaming Amazon Music e Prime Video, e dando assim possibilidade aos fãs de todo o mundo de marcarem presença (nem que seja virtual), a transmissão gratuita vai mostrar, a 17 e 19 de Novembro, as apresentações completas da banda na sua cidade natal via Amazon Music, canal Twitch da Amazon Music e Prime Video (com ou sem assinatura). Os dois programas serão disponibilizados exclusivamente no canal The Coda Collection / Prime Video para visualização posterior. Estes espectáculos marcam o regresso dos METALLICA ao Chase Center desde os concertos “S & M²”, em Setembro de 2019, que também serviram como a grande inauguração do local. Desta vez, além das duas actuações no Chase Center, a banda vai fazer a curadoria de outros eventos de comédia e música ao vivo, degustações de Blackened Whisky e muito mais em toda a cidade. Podes obter actualizações diárias e ver uma lista completa das actividades da Metallica San Francisco Takeover aqui.