KAMELOT:
O regresso!

Uma das mais criativas e aplaudidas propostas já saídas do movimento power metal, os intercontinentais KAMELOT, regressam por fim a Portugal no dia 23 de Outubro para apresentar o seu mais recente álbum de originais, «Haven», com um concerto único na Lisboa Ao Vivo.

Lançar um 11o álbum face a uma legião de adorares fanáticos é um daqueles feitos a que todas as bandas deveriam aspirar e foi exactamente isso que os KAMELOT fizeram em Maio do ano passado com a edição do seu mais recente disco de originais. Historicamente famoso por registos assentes em conceitos específicos – as adaptações do clássico “Fausto” de Goethe que, na viragem para o Séc. XXI, deram origem a álbuns como «Epica» e «The Black Halo», valeram-lhes rasgados elogios –, com «Haven» o colectivo liderado pelo exímio multi- instrumentista Thomas Youngblood deu um passo mais além na sua evolução natural. O resultado, um reflexo da enorme vontade de progredir por parte de músicos que se recusam a baixar os braços, revelou-se uma irrepreensível coleção de canções que, apesar de manterem como fio condutor a ideia de um hipotético futuro distópico e de segurarem todas as características definidoras do talentoso projeto intercontinental, alargam ainda um pouco mais o seu raio de acção, revelando-o mais criativo e versátil que nunca.

Será certamente essa inabalável vontade de fazer ainda mais e melhor que irá pautar o retorno dos KAMELOT a Portugal no dia 23 de Outubro, para um concerto único na Lisboa Ao Vivo, a nova sala de espectáculos situada na zona ribeirinha da capital. Depois de, em 2010, ter encantado o público luso com uma emocionante atuação no Vagos Open Air, o quinteto formado por Youngblood na guitarra, Casey Grillo na bateria,Tommy Karevik na voz, Oliver Palotai nos teclados e Sean Tibbetts no baixo, regressa ao país com o novo «Haven» na bagagem e prepara-se para provar, uma vez mais e como se dúvidas restassem, que não são uma banda qualquer. Depois do início de carreira modesto durante a segunda metade dos anos 90, foi na viragem do milénio que o quinteto iniciou um processo de transformação que, hoje, o vê ser descrito com frequência como “um dos projectos mais entusiasmantes” no espectro em que se move. É sabido que, devido à sua natureza dramática e teatral, pode ser difícil fazer power metal sem cair em abusos, mas – desde cedo! – os KAMELOT mostraram saber como fazer passar a mensagem de forma elegante e sóbria, sem nunca cederem a dramatismos exagerados. Melhor ainda, desafiando as convenções do estilo a cada vez que se atiram à composição de um novo registo, parecem ter uma capacidade imutável para traçar a linha do bom gosto num género dominado por espadas e dragões, o que acaba por destacá-los de toda competição.


Os bilhetes para o concerto custam 22€, à venda nos locais habituais.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.